MASSJID – DIFERENÇA ENTRE MASSJID E MUSSALLÁ

out 11, 2025 | Massjid

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P – Qual é a diferença entre Massjid e Mussallá?

الجواب حامدا ومصليا

R – A diferença entre um Massjid e um Mussallá é a seguinte:

1 – DEFINIÇÃO
O Massjid é um terreno que uma pessoa torna Waqf, confiando-o à posse exclusiva de Allah ﷻ e designando-o como local de Salát e adoração, renunciando completamente ao seu direito de propriedade. Assim, torna-se a Casa de Allah ﷻ, permanecendo com este estatuto até o Último Dia. É obrigatório para todo muçulmano respeitar e preservar a sua santidade.

O Mussallá, por outro lado, é um espaço temporário onde os muçulmanos se reúnem para realizar Salát e outras atividades religiosas, sem que o proprietário renuncie ao direito de posse nem o declare Waqf. É, portanto, um local provisório destinado à adoração.

2 – ADÁBS E SUNNATS
No Massjid, aplicam-se todas as Adábs (etiquetas) e Sunnats de entrada e saída, conforme mencionado nos Hadiths.

No Mussallá, essas Adábs e Sunnats não se aplicam. Contudo, seguindo o exemplo do Mensageiro de Allah ﷺ, que gostava de iniciar as boas ações com o lado direito, recomenda-se entrar no Mussallá com o pé direito e sair com o esquerdo.

3 – ADORAÇÃO (IBÁDAH)
Todas as formas de adoração podem ser realizadas em ambos os lugares, exceto o Sunnah I‘tikáf (dos últimos dez dias de Ramadhán), que só pode ser realizado num Massjid Shar‘ie (quando existir tal Massjid na localidade).

No Mussallá, não se pode realizar o I‘tikáf, pois ele não possui o estatuto jurídico de Massjid.

4 – WAQF
No Massjid, o terreno é Waqf, ou seja, o dono renuncia ao seu direito de propriedade e o entrega à posse exclusiva de Allah ﷻ.

Normalmente, esse conceito aplica-se apenas ao Massjid e não ao Mussallá, pois o Mussallá é uma instalação temporária com dono.
No entanto, se num Mussallá existirem as condições que definem um Massjid, ou seja, se o terreno tiver sido tornado Waqf, separado da propriedade pessoal, e se nele tiver sido realizada ao menos um Salát em congregação, então ele será classificado como Massjid segundo a Shari‘ah, mesmo que as pessoas o chamem de Mussallá.

5 – RECOMPENSA DO SALÁT
O Massjid concede maior recompensa para o Salát do que o Mussallá.
Quem realiza Salát no Massjid obtém a recompensa da congregação e a virtude do local sagrado.

O Mussallá concede apenas a recompensa da congregação, não a virtude especial do Massjid. Contudo, se não existir Massjid na localidade, quem realiza Salát no Mussallá receberá, Insha’Allah, uma recompensa semelhante à do Massjid.

6 – HERANÇA E POSSE
O Massjid, sendo Waqf, não faz parte da herança de ninguém e permanece como propriedade de Allah ﷻ.

O Mussallá, se construído com fundos pessoais e não tornado Waqf, continua pertencendo ao dono e integrará a sua herança após o falecimento.

7 – REGRA PARA MULHERES
No Massjid, a mulher em período menstrual não pode entrar.
No Mussallá, é permitido o seu acesso, pois não possui o mesmo grau de santidade que o Massjid.

8 – TAHIYYATUL MASSJID
No Massjid, recomenda-se realizar Tahiyyatul Massjid, dois rak‘ats de saudação ao entrar.
No Mussallá, essa prática não se aplica, visto que ele não é um Massjid Shar‘ie.

9 – CONSTRUÇÕES
O Massjid permanece Massjid até aos céus, pois todo o espaço vertical acima dele faz parte da área consagrada a Allah ﷻ.
Por isso, não é permitido construir apartamentos, lojas, casas de banho ou qualquer outra estrutura sobre o Massjid, já que isso violaria a sua santidade.

No Mussallá, contudo, tal proibição não se aplica. Como é um espaço temporário de oração e não Waqf, é permitido construir sobre ele apartamentos, escritórios ou casas de banho, sem que isso contrarie a Shari‘ah.

10 – COMPRA E VENDA
O Massjid não pode ser comprado nem vendido, pois, ao ser tornado Waqf, deixa de pertencer a qualquer pessoa e passa a ser exclusivamente propriedade de Allah ﷻ. Assim, não é permitido vendê-lo, trocá-lo ou utilizá-lo para fins comerciais.

O Mussallá, por outro lado, pode ser vendido ou comprado, uma vez que pertence ao seu proprietário e não foi tornado Waqf. Como é um espaço temporário, o dono pode vendê-lo, encerrar as atividades ou destiná-lo a outro uso lícito.

Conclusão:
O Massjid é uma instituição sagrada e permanente, consagrada a Allah ﷻ por meio de Waqf, onde se aplicam todas as Adábs, Sunnats e regras específicas da Shari‘ah.
O Mussallá é um espaço temporário de adoração, válido para Salátes e atividades religiosas, mas sem as implicações jurídicas e espirituais plenas de um Massjid. (Durrul Mukhtár 1/657, Fatáwa Hindiyyah 2/455).

( و ) أما ( المتخذ لصلاة جنازة أو عيد ) فهو ( مسجد في حق جواز الاقتداء ) وإن انفصل الصفوف رفقا بالناس ( لا في حق غيره ) به يفتى نهاية ( فحل دخوله لجنب وحائض ) كفناء مسجد ورباط ومدرسة ومساجد حياض وأسواق لا قوارع . (الدر المختار ١/٦٥٧).

رجل له ساحة لا بناء فيها أمر قوما أن يصلون فيها بجماعة فهذا على ثلاثة أوجه : أحدها إما أن أمرهم بالصلاة فيها أبدا نصا ، بأن قال : صلوا فيها أبدا .أو أمرهم بالصلاة مطلقا ونوى الأبد .ففي هذين الوجهين صارت الساحة مسجدا لو مات لا يورث عنه ، وإما أن وقت الأمر باليوم أو الشهر أو السنة .ففي هذا الوجه لا تصير الساحة مسجدا لو مات يورث عنه ، كذا في الذخيرة وهكذا في فتاوى قاضي خان . (الفتاوى الهندية ٢/٤٥٥)

هذا ما تبين لي والله أعلم بالصواب

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
16 de Rabi’ul Ákhar de 1447
08 de Outubro de 2025

📌 Siga Mufti Ismail:
🔹https://whatsapp.com/channel/0029VaCcdaAHbFVBCVRInc0R
🔹www.albalaagh.org

Massjid #Mussallá #Diferença #Qurán #Albalaagh #MuftiIsmail