P- É permitido pagar o Sadaqatul Fitr em valor monetário?

jul 3, 2016 | Sadaqatul Fitr

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P- É permitido pagar o Sadaqatul Fitr em valor monetário?

R- Sim, é permitido pagar o Sadaqatul Fitr em valor monetário. O pagador de Sadaqatul Fitr tem a escolha de pagar em produtos alimentares ou convertê-los em dinheiro, pois, a moeda oscila e se o Profeta صلى الله عليه وسلم definisse o Sadaqatul Fitr com base em alguma moeda de então, com o decorrer do tempo essa poderia perder o seu valor, devido à inflação da moeda. Portanto, ao se definir o Fitr tendo como termo de referência o peso dos alimentos, optou-se pela forma mais segura e eterna.

Sayyiduná ‘Abdullah Bin ‘Umar رضى الله عنه narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“Tornai-os auto suficiente neste dia (‘Ide) para que não mendiguem neste dia”. (Sunan Baihaqui).

Este Hadisse mostra claramente que para fazer os necessitados independentes e partilharem de uma boa refeição no dia de ‘Ide é só possível ao lhes doar o valor, a fim de, pelo menos naquele dia, não vaguearem pelas ruas a mendigar, pois com o valor eles podem comprar aquilo que desejarem, seja vestuário, alimentos, ou qualquer outra necessidade básica.
Todavia, dar aos pobres Sadaqatul Fitr em géneros alimentícios, especialmente nas grandes cidades, não os torna auto suficientes naquele dia, pois quem tem grão de trigo precisará de caril e assim ele será obrigado a vender tais produtos a preços mais baixos para conseguir dinheiro e com isso preencher suas outras necessidades ou no pior dos casos estarão de novo a mendigarem, e este não foi o objetivo de Rassulullah صلى الله عليه وسلم. (Háshiya Tahtáwi Pág. 724, Zakát Pág. 242).

O dia de ‘Ide é um dia festivo para todos os muçulmanos, seja pobre ou rico, Allah سبحانه وتعالى ordena o festejo e o mundo Isslámico todo comemora esta data. E como forma de proporcionar um dia festivo condigno para todos os muçulmanos, Allah سبحانه وتعالى instituiu O Sadaqatul Fitr, uma caridade (obrigatória) própria para esta ocasião, para que até os pobres possam gozá-la condignamente. O objetivo da Shari’ah não é fazer os pobres passarem o dia a consumir grãos de trigo e os ricos a gozarem duma diversidade de produtos alimentares. Se ninguém deseja que sua família passe o dia de ‘Ide a consumir grãos de trigo, então não desejem o mesmo para seus irmãos pobres e necessitados.

Sayyiduna Ánas رضى الله عنه narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“Nenhum de vós chegará de ser um verdadeiro crente, até que deseje para o seu irmão o que deseja para si próprio.” (Bukhári e Musslim).

Allámah Kássani رحمه الله, um excelente Jurista comenta:
“É permitido pagar o Sadaqatul Fitr em valor monetário, pois esta é a forma mais efetiva, eficaz e completa para os necessitados suprimirem suas necessidades básicas”. (Badái’).

ويجوز دفع القيمة وهي أفضل عند وجدان ما يحتاجه لأنها أسرع لقضاء حاجة الفقير وإن كان زمن شدة فالحنطة والشعير وما يؤكل أفضل من الدراهم. (مراقي الفلاح مع حاشية الطحطاوى 724).
قال الكاساني رحمه الله: “…فيجوز أن يعطي عن جميع ذلك القيمة دراهم أو دنانير أو فلوساً أو عروضاً أو ما شاء، وهذا عندنا. وقال الشافعي: لا يجوز إخراج القيمة… ولنا أن الواجب في الحقيقة إغناء الفقير، لقوله صلّى الله عليه وسلم: (أغنوهم عن المسألة في مثل هذا اليوم والإغناء يحصل بالقيمة، بل أتم وأوفر، لأنها أقرب إلى دفع الحاجة، وبه تبين أن النص معلول بالإغناء… بدائع الصنائع (2/73).

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
27 de Ramadhán de 1437
03 de Julho de 2016