Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso
P – A Udhiyyah (sacrifício do Qurbáni) é obrigatória para uma pessoa que está realizando o Hajj, que viajou de Moçambique, por exemplo? Ao dizer Qurbáni, estou me referindo à Udhiyyah que normalmente seria realizada em casa, e não ao Dame Shukr (Hadyi).
الجواب حامدًا ومصليًا
R – Se o Hájji for muqím (ou seja, tiver a intenção de permanecer em Makkah por quinze dias ou mais) e possuir o nissáb de Zacát (o valor mínimo de riqueza que torna o sacrifício obrigatório), então o Qurbáni será wájib (obrigatório) para ele, além do Hadyi.
Esse Qurbáni pode ser realizado por ele mesmo em Makkah, ou ele pode designar um representante (wakíl) para realizá-lo em seu nome em seu país de origem — neste caso, Moçambique. Por outro lado, se ele for mussáfir (ou seja, tiver intenção de permanecer por menos de 15 dias em Makkah), então o Qurbáni não será obrigatório, mesmo que possua o nissáb.
Importa salientar que o Qurbáni é o sacrifício de um animal durante os dias de Idul Adhá, e não está relacionado com o Hajj.
Em qualquer situação — esteja a pessoa em Hajj ou fora dele —, se as condições do Qurbáni forem preenchidas (isto é, ser muqím e possuir o nissáb), o Qurbáni será obrigatório, independentemente do tipo de Hajj que o peregrino estiver realizando.
Já o Hadyi é um sacrifício relacionado especificamente ao Hajj.
Se uma pessoa realiza a ʿUmrah juntamente com o Hajj — seja com um só Ihrám ou com Ihráms separados (Qirán ou Tamattuʿ) —, então o Hájji deve sacrificar um carneiro, uma ovelha ou 1/7 de um camelo. Isso é conhecido como Dame Shukr, e trata-se de um sacrifício de agradecimento a Allah pela oportunidade de realizar a ʿUmrah juntamente com o Hajj.
Portanto, o Dame Shukr (Hadyi) é um sacrifício diferente do Qurbáni (Udhiyyah), e um não substitui o outro. (Muʿallimul Hujjáj, pág. 163).
هذا ما تبين لي والله أعلم بالصواب
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
10 de Zhul Qa‘dah de 1446
08 de Maio de 2025
📌 Siga Mufti Ismail:
🔹https://chat.whatsapp.com/JPBKVVPJD8WLyK1TKu2ajF
🔹 www.albalaagh.org