Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso
P- Quais as ações que deverão ser realizadas no terceiro dia de Hajj?
الجواب حامدا ومصليا
R- O terceiro dia de Hajj é o dia 10 de Zhul Hijjah, é denominado por “Yaumun Nahar” (Dia da matança), porque nesse dia, os peregrinos e os muçulmanos em geral fazem o Qurbáni como um meio de aproximar-se a Allah.
Depois de realizar o Salátul Fajr em Muzdalifah. Os peregrinos prosseguem para Miná antes do nascer do sol.
Neste dia, quatro rituais importantes são praticados:
1- RAMI DE JAMARATUL ‘AQABAH
Apedrejar apenas o Shaitán grande. É o que está mais próximo de Makkah. Aí o peregrino cessará de pronunciar a Talbiyah ao atirar a primeira pedrinha. É aconselhável atirar as pedrinhas uma de cada vez e não todas juntas, deixando a Ca’abah do lado esquerdo e Miná do lado direito, assim como fez o Profeta. Porém, se alguém atirar do outro lado será considerado válido desde que as pedrinhas caiam no lugar apropriado. Depois do peregrino apedrejar o Jamaratul ‘Aqabah, ele deve sacrificar um animal.
2- ZABAH (SACRIFICAR UM ANIMAL)
Depois de ter feito o Rami de Jamaratul ‘Aqabah, sacrifique imediatamente um animal. O animal escolhido para o Qurbáni tem de ser saudável e sem defeitos, pois animais defeituosos, incompletos e deformados não são permitidos. Os dias de Qurbáni são especificamente três dias: 10º, 11º e 12º de Zhul-Hijjah. Depois do peregrino sacrificar um animal, deve rapar ou diminuir seus cabelos.
3- HALAQ OU QASSAR
É obrigatório para o peregrino rapar (Halaq) ou reduzir (Qassar) os cabelos, pois as duas modalidades são permitidas. É Sunnah rapar ou reduzir o cabelo em Miná, mas também é permitido fazê-lo em qualquer outro lugar dentro dos limites de Haram de Makkah.
É Sunnah para os homens rapar completamente o cabelo e é melhor, tem mais reconhecimento, pois consta numa narração, quando o profeta fez o seu Hajj, rapou completamente o cabelo. Durante o ato de rapar o cabelo, é Sunnah voltar-se para a Quiblah e começar da parte direita da cabeça para a esquerda e deve-se passar a navalha sobre a cabeça.
As mulheres apenas lhes é permitido reduzir os cabelos, isto é, todo cabelo deve ser recolhido ao redor da ponta do dedo e a quantidade de uma ponta de dedo deve ser cortada.
Após o Halaq ou Qassr, o peregrino já pode sair do Ihrám. Agora, todas as coisas são lícitas exceto as mulheres. As mulheres serão lícitas após o Tawáfu Ziyárah.
4- TAWÁFU ZIYÁRAH
Depois do peregrino realizar o Halaq ou Qassr, ele deve seguir para Makkah e realizar o Tawáfu Ziyárah, um dos pilares do Hajj. O tempo permitido para o Tawáf Ziyárah inicia com o aparecimento da aurora do dia 10 de Zhul Hijjah e termina ao pôr-do-sol do dia 12 de Zhul Hijjah (Ayyámu Nahr). Se alguém executar após o dia 12, o Tawáf será válido, entretanto, a penalidade (Damm) será obrigatória salvo uma mulher menstruada. É Sunnat observar o Tawáf Ziyárah imediatamente após o Halaq ou Qassr (rapar ou reduzir o cabelo respetivamente). Se o Tawáfu Ziyárah não for realizado, o Hajj não será válido. (Mu’allimul Hujjáj Pág. 155, 169, Fatáwa Hindiyyah 1\219).
Nota: É obrigatório observar a sequência entre Rami, Zabah e Halaq, caso contrário, o Dam (penalidade) será obrigatório. (Durrul Mukhtár 2\467).
هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
24 de Zhul Qa’dah de 1443
24 de Junho de 2022
📌 Siga Mufti Ismail:
🔹 https://chat.whatsapp.com/CcBtmwjFWmYD2XwJMEthh9
🔹 www.albalaagh.org