Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso
P- É permitido dizer RIP (Rest in peace- Descanse em paz) ao ouvir a morte de um não muçulmano?
R- Não, não é permitido fazer súplicas pelo motivo da morte dos não muçulmanos. Os muçulmanos foram proibidos de suplicarem para aqueles que perderam a vida na descrença (Kufr). Por conseguinte, não é permitido dizer RIP.
Allah سبحانه وتعالى diz no Qur’án:
“Não é admissível que o profeta e os que crêem implorem perdão (de Allah) para os idólatras, mesmo se forem seus parentes próximos, depois de se ter tornado evidente que são gente do inferno.” (Surah Taubah 9:113).
E diz:
“E a súplica de perdão, de Ibráhim para seu pai, não foi senão por causa de uma promessa, que lhe fizera. Então, quando se tornou evidente, para ele, que era inimigo de Allah, rompeu com ele. Por certo, Ibráhim era suplicante, clemente.” (Surah Taubah 9:114).
Contudo, ao ouvir a morte de um não muçulmano, é permitido dizer: Inna lilláhi wainná ilaih ráji’un (i.é. Por certo, a Allah pertencemos e a Ele regressaremos). A morte de um não muçulmano é um momento de aflição e deve nos causar uma tremenda angustia por este ter deixado esse mundo no estado de descrença. Em ocasiões como estas, devemos pedir a Allah سبحانه وتعالى que nos proteja deste tipo de morte.
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
Siga Mufti Ismail: