P- Às vezes, estou no Massjid a recitar Qur’án e inicia uma palestra relacionada com aprendizagem de Din. O que devo fazer? Continuar a recitar Qur’án ou participar da palestra?

nov 21, 2020 | Qur'án

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P- Às vezes, estou no Massjid a recitar Qur’án e inicia uma palestra relacionada com aprendizagem de Din. O que devo fazer? Continuar a recitar Qur’án ou participar da palestra?

الجواب حامدا ومصليا

R- As duas ações são louváveis e recompensáveis. Porém, quando duas obras ocorrem em simultâneo, a obra coletiva passa a ter mais valor em relação à uma obra individual (Recitação de Qur’án, Zicr, etc.), pois obras coletivas, especialmente de aprendizagem são raras nos Massájid. Portanto, levando em consideração a situação atual da Ummah (comunidade) onde a ignorância é predominante, é sempre melhor participar na obra coletiva. Mais ainda, uma obra individual pode ser realizada num outro tempo, já a coletiva não tem como a pessoa recuperar aqueles ensinamentos.

A busca do conhecimento (‘Ilm) deve ser uma qualidade natural e peculiar dos muçulmanos, pois a fé e o conhecimento são dois elementos inseparáveis, ou seja, quanto mais fé mais deve haver conhecimento, uma questão é interligada a outra. E, o que pode levar a decadência e o rebaixamento do ser humano são dois elementos: A falta de fé e a falta de conhecimento, portanto, temos que nos afastar e nos proteger disso.

Sayyiduná ‘Ussmán Ibn ‘Affán رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
“O Melhor dentre vós é aquele que aprende e ensina o Qur’án.” (Bukhári)

Sayyiduná Abu Zarr رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلّم disse-me:
“Ó Abu Zarr! Se tu saíres de manhã e aprenderes um versículo do livro de Allah, é melhor para ti do que efetuares cem (100) Raca’tes de Salát facultativo. E se tu saíres de manhã e aprenderes um capítulo de conhecimento, mesmo que seja ou não aplicável naquele momento, é melhor para ti do que efetuares mil (1000) Raca’tes de Salát facultativo.” (Sunan Ibn Májah)

No tempo do Profeta صلى الله عليه وسلم, seus companheiros tinham muita ânsia de aprender a religião, tanto os homens assim como as mulheres.

Sayyiduná Abu Wáil Shaquiq Ibn Salamah رضي الله عنه conta o seguinte incidente:
“‘Abdullah Ibn Mass’ud رضي الله عنه costumava nos aconselhar todas as quintas-feiras. Uma vez, um homem lhe disse: Ó Abu Abdul Rahmán! Gostaria que nos aconselhasse diariamente. Ele respondeu: O que me impede de fazer isso é o medo de vos cansar. Estou utilizando o mesmo método usado pelo Profeta صلى الله عليه وسلم para connosco, que tomava o cuidado de não nos cansar.” (Bukhári).

Sayyiduná Abu Sa’id Al Khudri رضي الله عنه conta o seguinte incidente:
“Certa vez, uma mulher veio ter com o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم e lhe disse: Ó Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم! Os homens tomaram conta das tuas aulas. Assim, reserva um dia para nós, mulheres, para que nos ensines algo que Allah te ensinou. Ele صلى الله عليه وسلم disse: Reuni-vos tal dia! Porém, elas reuniram-se, o Profeta صلى الله عليه وسلم apareceu e ensinou às mulheres algo que Allah lhe havia ensinado, e em seguida lhes disse: Toda mulher, dentre vós, que oferecer (i.e. falecer) três filhos, isso lhe será a salvação do inferno. Uma mulher questionou: E se perder dois filhos”. Ele صلى الله عليه وسلم respondeu: E dois também.” (Bukhári).

Portanto, sempre que tivermos obras coletivas no Massjid, devemo-nos esforçar a participar a busca de conhecimento.

Que Allah سبحانه وتعالى nos conceda humildade, conhecimento benéfico e que Allah سبحانه وتعالى nos proteja do orgulho e todo o tipo de conhecimento que não traz benefício algum.

هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
25 de Safar de 1442
13 de Outubro de 2020

Siga Mufti Ismail:
https://chat.whatsapp.com/KQTREiepTMu8X6DBOHJ9nN
www.albalaagh.org
Al Balaagh – Mufti Ismail
Mufti Ismail
Hadith do Dia – Mufti Ismail
twitter.com/Mufti_albalaagh
www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200

Ilm #Conhecimento #Benéfico #Jannah #Albalaagh #MuftiIsmail