Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso
P – Meu marido pronunciou um divórcio, e a reconciliação só é possível mediante a renovação do Nikáh após o término do meu período de ‘Iddah. Nesse caso, é permitido que eu converse com o meu ex-marido durante o período da ‘Iddah, ou isso já é haram (proibido)?
الجواب حامدًا ومصليًا
R – Se o seu esposo pronunciou um divórcio do tipo ṭaláq bá’in (divórcio irrevogável), então a reconciliação só poderá ocorrer mediante a celebração de um novo contrato de Nikáh. Esse novo Nikáh pode ser realizado dentro do período de ‘Iddah, não sendo necessário esperar o término completo da ‘Iddah para isso. Contudo, caso deseje casar-se com outra pessoa que não o ex-esposo, será obrigatório aguardar o término do período de ‘Iddah.
Portanto, em ambos os casos mencionados, você e seu ex-marido não são mais considerados legalmente casados durante a ‘Iddah, e os dois passam a ser estranhos (não maḥram) um ao outro. Assim, aplicam-se as normas da Shari‘ah referentes à interação entre não maḥrams, e não é permitido conversar com o ex-marido como se ainda fossem cônjuges, pois a relação matrimonial foi interrompida, e os limites legais devem ser rigorosamente observados.
⚠️ Assim, os seguintes comportamentos não são permitidos durante a ‘Iddah:
1- Não é permitido manter conversas informais, desnecessárias ou íntimas com o ex-marido durante esse período.
2- Se houver necessidade genuína de comunicação (por exemplo, assuntos relacionados a filhos, questões financeiras ou responsabilidades pendentes), o diálogo deve ser mantido com formalidade, recato e dentro dos limites da Shari‘ah.
3- Conversas casuais, afetivas ou com a intenção de reatar antes da celebração de um novo Nikáh são haram, pois a relação conjugal foi cortada e só poderá ser retomada com um novo contrato.
4- Não é permitido que ambos permaneçam a sós no mesmo ambiente (khalwah), como entre qualquer homem e mulher que não sejam maḥram.
5- Mesmo na presença de terceiros, o princípio do ḥijáb deve ser redobrado, com cautela e recato, para evitar qualquer fitnah (tentação ou mal-entendido).
ويجوز لصاحب العدة ان يتزوجها لان النهي عن التزوج للأجانب لا للازواج (بدائع الصنائع ٥/٤٤٦).
هذا ما تبيَّن لي، والله أعلمُ بالصواب
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
15 de Zhul Hijjah de 1445
11 de Junho de 2025
📌 Siga Mufti Ismail:
🔹https://chat.whatsapp.com/27W6SKR8ydC2moTMfsOE6q
🔹 www.albalaagh.org