P- Qual é o benefício de ir cedo ao Massjid para a realização do Salátul Jumu’ah?

nov 21, 2020 | Salátul Jumu'ah

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P- Qual é o benefício de ir cedo ao Massjid para a realização do Salátul Jumu’ah?

R- Na Sexta-Feira, ir bem cedo para o Massjid a fim de realizar o Salátul Jumu’ah é extremamente meritório e apreciável.

Sayyiduná Abu-Huraira رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
“Quando chega a sexta-feira, os anjos tomam os seus lugares nas portas dos Massájid, registando por ordem de chegada os nomes daqueles que vêm cedo em sucessão. A pessoa que vem no início é como aquele que sacrificou um camelo (para agradar ao seu Senhor). Quem vem a seguir é como aquele que sacrificou um cabrito. Quem lhe segue é como aquele que sacrificou uma galinha, e o que vem depois é como aquele que sacrificou um ovo. Quando o Imám se dirige ao púlpito (Mimbar) a fim de proferir a Khutbah, os anjos enrolam os seus pergaminhos (livros de registo de ações) e juntam-se (à congregação) para ouvirem o zikr (Khutbah).” (Bukhári).

De salientar que neste Hadisse o Khutbah foi referido por “Zikr”. O objectivo deste Hadisse é encorajar as pessoas a irem bem cedo para o Salátul Jumu’ah, tendo em conta a recompensa que lhes está reservada, pois os que vão cedo e os que vão tarde não podem ser iguais (na recompensa).

Lamentavelmente, muitos dirigem-se tarde aos Massájid para o Jumu´ah, são os últimos a chegar, mas são os primeiros a quererem sair. São os mesmos que reclamam que o tempo de duração do Salátul Jumu’ah é muito longo. Não sentem gosto nenhum na adoração, nem em estar no Massjid. Aliás, julgam tratar-se de um fardo do qual devem livrar-se a todo custo.

Infelizmente, há alguns desavergonhados, até mesmo idosos, que chegam cedo ao Massjid, mas ao invés de entrarem, ficam sentados nos bancos fora do Massjid a conversar sobre futilidades e fofocas, mesmo depois de terem ouvido o Azán de Jumu’ah, e o Imám ter já tomado o seu lugar dentro Massjid para dirigir a palestra. Isso é um desrespeito e desconsideração total pelo momento, pelo local, pelo tempo e um desprezo pela palestra.
Não fica bem a uma pessoa que diz ser muçulmana agir dessa maneira, pois priva-se de grandes recompensas e orientações importantes.

Nos dias que correm, muitos muçulmanos não valorizam o sagrado dia de Jumu’ah, não sabem sequer quando é o dia de Jumu’ah, muito menos sabem que este dia tem mais valor para os muçulmanos do que o dia de ‘Ide. É o dia em que o Profeta صلى الله عليه وسلم se orgulhava bastante, e que não foi concedido aos povos anteriores. O facto de muitos muçulmanos não o valorizarem demonstra a sua ingratidão para com os favores de Allah سبحانه وتعالى. (O Jumu’ah Pág. 21).

Que Allah سبحانه وتعالى nos faça valorizar o dia de Jumu’ah.

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira

18 de Rajab de 1441
13 de Março 2020

Siga Mufti Ismail:
https://chat.whatsapp.com/IzTXcSTV2Qs64NMYOIjxxp
www.albalaagh.org
Al Balaagh – Mufti Ismail
Mufti Ismail
Hadith do Dia – Mufti Ismail
twitter.com/Mufti_albalaagh
www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200

Salát #Jumuah #Vitudes #Benefício #Albalaagh #MuftiIsmail