P- Qual é a perspetiva Isslámica sobre o contágio das doenças?

nov 25, 2020 | Crença

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P- Qual é a perspetiva Isslámica sobre o contágio das doenças?

الجواب حامدا ومصليا

R- Existem duas opiniões sobre o contágio de doenças:

1- A DOENÇA NÃO É CONTAGIOSA.
A primeira opinião é que nenhuma doença é contagiosa por si mesma, o contágio é proveniente do decreto e permissão de Allah سبحانه وتعالى. Assim como a primeira pessoa foi afligida pela doença por parte de Allah سبحانه وتعالى, a segunda pessoa também foi atingida pela mesma doença diretamente por Allah سبحانه وتعالى.

Sayyiduná Abu Huraira رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
“Não há nenhuma doença contagiosa, nem qualquer mau agouro (dos pássaros), nem presságio do morcego, nem infortúnios no mês de Safar e foge do leproso como você foge do leão.” (Bukhári)

A primeira parte do Hadisse mostra claramente que a doença não é contagiosa por si mesma, o contágio é proveniente do decreto de Allah سبحانه وتعالى. O bom e o mal provém de Allah سبحانه وتعالى .

Na era pré-islâmica, os árabes acreditavam que as doenças e os maus presságios era algum tipo de criação que possuía em sua própria natureza a habilidade de se mover de pessoa para pessoa. Consequentemente, eles evitavam o contato com uma pessoa doente, pois a doença dentro dele passaria para eles. Portanto, o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم refutou essa crença supersticiosa infundada dizendo:
“Não há nenhuma doença contagiosa.”

2- A DOENÇA É CONTAGIOSA.
A segunda opinião é que a doença é contagiosa, isto é, o contato com uma pessoa doente pode ser a causa de alguém ser contagiada pela mesma doença. Assim como Allah سبحانه وتعالى criou outras causas que trazem seus efeitos de forma semelhante, o contato com uma pessoa doente pode ser a causa de alguém ficar doente. No entanto, deve-se ter em mente que todas causas sendo eficazes ou ineficazes estão sujeitas à vontade e permissão de Allah سبحانه وتعالى. Às vezes, uma pessoa se associa a um doente, por exemplo, alguém que tem varicela, sarampo, gripe, etc., é logo transmitida a mesma doença. E, às vezes, uma pessoa se associa e não fica doente. Portanto, a última parte do Hadisse, Nabi صلى الله عليه وسلم nos ensinou a tomar suas devidas precauções afirmando:
“Foge do leproso como você foge do leão.”

E esta última parte do Hadisse também nos ajuda a proteger dos murmúrios do Shaitán. O Shaitán pode muito bem colocar no coração de alguém que a transmissão surgiu a partir da própria doença e não pela permissão de Allah سبحانه وتعالى. Devido à natureza delicada dos seres humanos em relação a esses assuntos, por misericórdia e compaixão, o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم permitiu que as pessoas tivessem o devido cuidado e as instruiu a evitar lugares onde alguém pudesse pegar uma determinada doença. A prudência subjacente a esse comando era proteger a crença de todos os muçulmanos em relação à contaminação das doenças no caso de um muçulmano pegar uma doença e começar a acreditar que a verdadeira causa da doença não é o poder de Allah سبحانه وتعالى, mas é a contaminação da própria doença.

Sayyiduná Sharid Bin Suwaid رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
“Na delegação de Saquif, havia um leproso. O Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم enviou uma mensagem para ele afirmando (para evitar encontrá-lo fisicamente): Aceitamos seu pacto de lealdade (sem encontrá-lo fisicamente), então você pode ir.” (Musslim)

Maulána Ashraf Ali Thanwi, Rahimahullah, orientou que se adote uma visão mais moderada em tais questões. Se alguém prefere a primeira opinião de que a doença não é contagiosa, ele também deve considerar a segunda opinião de que as doenças podem ser contagiosas para evitar um extremismo na crença e confiança (Tafwidh e Tawakkul) em Allah سبحانه وتعالى. Da mesma forma, aqueles que preferem a segunda opinião de que a doença pode ser contagiosa por meios, eles também devem considerar a primeira opinião para evitar o extremismo (Gulu) em acreditar somente nos meios (Assbáb) ao ponto de negligenciar e abandonar os doentes que estão afligidos por uma doença contagiosa, pois, no final, tudo acontece com a permissão e o decreto de Allah سبحانه وتعالى.

Sayyiduná Jábir رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم pegou a mão de um homem que sofria de lepra; ele صلى الله عليه وسلم então o colocou junto da sua própria mão no prato e disse:
“Coma com confiança em Allah e crença Nele.” (Abu Dáud).

Então, o que resta a ser esclarecido é; qual das 2 opiniões é a mais preferida? Existe espaço para cada um escolher qualquer uma das duas opiniões que melhor lhe convém e que vai de acordo com o seu grau de confiança em Allah سبحانه وتعالى. A diferença de opiniões nas interpretações de Qur’án e Hadisse é uma misericórdia, ambas opiniões têm suas respetivas prudências. Portanto, para aqueles que geralmente estão inclinados a entregar seus assuntos a Allah سبحانه وتعالى, a primeira opinião será mais apropriada para eles, enquanto a segunda opinião pode ser mais apropriada para aqueles que preferem adotar o uso de recursos. Ao contrário, podemos dizer que a segunda opinião é um contrapeso para aqueles que são radicais ao se renderem à confiança em Allah سبحانه وتعالى (Tawakkul), enquanto a primeira opinião é um contrapeso para o extremismo no uso de recursos. Tudo isso está sujeito à preferência e ao julgamento pessoal de cada indivíduo e, seu nível de confiança (Yaquin) em Allah سبحانه وتعالى.

Se uma pessoa acredita que Allah سبحانه وتعالى sozinho decreta a doença e Allah سبحانه وتعالى cria todos meios e recursos, então isso não vai contra nossa crença (Aquidah). Em caso de doenças, o nosso conselho é que devemos exercer precaução o melhor que pudermos e então colocar total confiança em Allah سبحانه وتعالى. Não seja negligente ao exercer a precaução, pois isso não faz parte de Tawakkul. E, aconselhamos também a serem tolerantes com as opiniões e práticas alheias. Uma pessoa com Tawakkul muito elevado não deve desvalorizar alguém que exerce precaução, achando-o com nível de crença bem inferior.

هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
14 de Rabi’ul Awwal de 1442
31 de Outubro de 2020


Siga Mufti Ismail:
https://chat.whatsapp.com/Bun7Tbuoo7cFHtqDEZO5L1
www.albalaagh.org
Al Balaagh – Mufti Ismail
Mufti Ismail
Hadith do Dia – Mufti Ismail
twitter.com/Mufti_albalaagh
www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200

#Crença #Doença #Contaminação #Qurán #Albalaagh #Muftiismail