P- É permitido um homem conversar com mulheres estranhas (e vice-versa) no Whatsapp, facebook ou qualquer outro meio de comunicação? Quais são os limites?

dez 2, 2020 | Mulheres

Em nome de Allah, o Compassivo, Misericordioso

P- É permitido um homem conversar com mulheres estranhas (e vice-versa) no Whatsapp, facebook ou qualquer outro meio de comunicação? Quais são os limites?

الجواب حامدا ومصليا

R- Em princípio, é permitido um homem conversar com uma mulher estranha (Ajnabiyah) quando haver uma necessidade para tal, seja pessoalmente ou através de meios de comunicação como Whatsapp, Facebook, etc. A relação homem-mulher é baseada na castidade. A comunicação entre os sexos opostos é permitida se ambas as partes observarem os modos prescritos pela lei Isslámica e o propósito da conversa for considerado válido pela Shari’ah, como por exemplo, comércio, aprendizagem de Din, tratamento médico e assim por diante. Um relacionamento que ultrapasse os limites torna-se proibido (Harám).

Na lei islâmica, uma mulher é ordenada a evitar qualquer coisa que possa torná-la como um objeto de desejo para os homens.
Se uma conversa com o sexo oposto for realizada desnecessariamente, sem algum objetivo e apenas para diversão e prazer, como por exemplo: Que vestuário você usou? Posso ver sua foto? então, não há dúvida de que é proibido (Harám) e vem na categoria de adultério (Ziná).

Sayyiduná Abu Hurairah رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
“As mãos cometem o adultério, o seu adultério é tocar; os pés também cometem o adultério; o seu adultério é caminhar para o ato; a boca também comete o adultério; o seu adultério é beijar.” (Abu Dáud).

Quando haver necessidade de falar com alguém do sexo oposto, é fundamental seguir as seguintes etiquetas:
1- A conversa deve se limitar apenas no que é necessário e o que realmente está relacionado com o assunto em questão, sem falar muito ou ramificar para outros assuntos. Quando uma conversa perde o controle, o Shaitán consegue penetrar e desviar a atenção dos conversantes.

Sayyiduná ‘Umar رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
“Sempre que um homem está sozinho com uma mulher, o Shaitán aparece como uma terceira pessoa.” (Musslim).

Tente ponderar sobre a etiqueta dos companheiros do Profeta رضي الله عنهم e compare com a forma como os nossos relacionamentos acontecem atualmente. Sayyidatuná Aisha رضي الله عنها o incidente da calúnia (Ifk) na qual os hipócritas a acusaram falsamente:

Sayyiduná Safwán Bin Muuttal As-Sulami رضي الله عنه estava por trás do exército. Quando ele chegou no lugar em que eu estava pela manhã, viu a figura de um adormecido, porém, ele logo reconheceu-me ao ver-me como já tinha me visto antes do uso do véu (Hijáb) tornar-se obrigatório. Então, eu acordei quando ele recitou Isstirja’ (i.e. Inna lilláhi wa inna ilaihi ráji’un) assim que ele me reconheceu. Eu cobri meu rosto com o meu lenço de cabeça imediatamente. Por Allah, não falamos uma única palavra se quer, e eu não ouvi nenhuma palavra dele além do seu Isstirjá’. Ele desceu do seu camelo e o fez ajoelhar, apoiando sobre as pernas dianteiras, então, levantei-me e montei-me sobre o animal. Depois, ele conduziu o animal até chegarmos ao exército no intenso calor do meio-dia, enquanto os companheiros do Profeta رضي الله عنهم estavam descansando. (Bukhári)

Háfiz Al ‘Iráqui, Rahimahullah, explica:
“Sayyiduná Safwán رضي الله عنه não trocou nenhuma palavra com Sayyidatuná ‘Aisha رضي الله عنها, nem sequer recitou Qur’án em voz alta ou envolveu-se na recordação de Allah, de forma audível, ao contrário, ele usou o silêncio nesta situação por causa da gravidade da situação em que se encontrava.” (Sharhu Taqrib lil ‘Iráqui).

2- Evitar fazer brincadeiras e rir as gargalhadas; isso não faz parte da etiqueta e da dignidade quando a troca de conversas for com o sexo oposto.

3- Se os dois estiverem presentes, então, cada um deve proteger os seus olhares.

Allah سبحانه وتعالى diz no Qur’án:
“Diz aos (homens) crentes que baixem seus olhares e preservem suas partes privadas (do sexo ilícito) – isso é mais puro para eles. Certamente ALLAH está Informado do que fazem.” (Surah Nur 24:30).

4- Nenhum deles deve suavizar a voz, em vez disso, eles devem falar no mesmo tom de voz que normalmente falariam com qualquer outra pessoa.
Allah سبحانه وتعالى diz no Qur’án (explicando às esposas do Profeta رضي الله عنهن):
“Ó esposas do Profeta! Não sois como quaisquer outras mulheres. Se sois tementes (a Allah), então não sejais tão suaves ao falar (com homens estranhos) – pois aquele em cujo coração há doença (i.e. maus sentimentos) cobiçar-vos-ia – mas falai com (cortesia e) palavras apropriadas.” (Surah Al Ahzáb 33:32).

5- Evitar o uso de palavras que possam ter significados sugestivos ou provocativos.

6- Não embelezar demasiadamente seus discursos. Algumas pessoas usam suas habilidades de comunicação com os outros por meio de movimentos da mão ou do rosto, ou citando poesia, provérbios ou frases românticas. Este é um meio que o Shaitán usa para abrir a porta para a atração entre duas pessoas de sexo oposto. Portanto, tudo que pode-se levar à tentação (Fitnah) deve-se evitar, pois a Shari’ah protege a pessoa de todas as formas de emoções ilícitas e suas consequências traumáticas. Os homens e as mulheres sempre que conversarem com o sexo oposto devem manter as conversas dentro dos limites exigido pela Shari’ah.

Que Allah سبحانه وتعالى nos proteja de conversas ilícitas (Harám).

هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
03 de Rabi’ul Ákhar de 1442
18 de Novembro de 2020


Siga Mufti Ismail:
https://chat.whatsapp.com/KQTREiepTMu8X6DBOHJ9nN
www.albalaagh.org
Al Balaagh – Mufti Ismail
Mufti Ismail
Hadith do Dia – Mufti Ismail
twitter.com/Mufti_albalaagh
www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200

Chat #Conversas #Mulheres #Homens #Necessidade #Hadith #Albalaagh #Muftiismail