Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso
P- Qual é o significado do nome Hanzala?
الجواب حامدا ومصليا
R- O nome Hanzala (حنظلة) provém da língua árabe, usado no género masculino e tem o seguinte significado:
– É nome de uma árvore.
– Nome de um dos companheiros do Profeta e e também um dos seus escribas.
HANZALA IBN ABI ‘ÁMIR رضي الله عنه
Hanzala Ibn Abi Amir era um homem valente que ansiava para se tornar um mártir. Ele se casou um dia antes do início da Batalha de Uhud e saiu de casa para combater contra os politeístas em Uhud na manhã seguinte. Seu corpo foi banhado pelos anjos. Ele era uma das notáveis personalidades da tribo Aws. Ele era muito forte e astuto; ele tinha muita ética. Antes do Isslám, ele vivia em reclusão e odiava adorar ídolos.
Hanzala Ibn Abi Amir tornou-se muçulmano depois que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم veio a Madina. Seu pai, Abu Amir, estava junto com os inimigos do Profeta.
Hanzala era conhecido como “Taqi” (Temente) entre seus amigos. Ele estava sempre junto com o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم. Seu pai se juntou aos politeístas de Meca com um grupo de cinquenta pessoas da sua tribo e formou uma frente contra o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم.
Hanzala participou nas Batalhas de Badr e Uhud; ele lutou heroicamente. Ele era solteiro quando participou na Batalha de Badr. Um pouco depois dessa batalha, ele ficou noivo da filha de Abdullah Ibn Ubayy Ibn Salul, Jamila, que se tornou muçulmana. O casamento deles ocorreu um dia antes da Batalha de Uhud. Na noite do casamento, o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم e seus companheiros partiriam para Uhud. Ele pediu permissão ao Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم para passar a noite em casa. O profeta deu-lhe permissão.
Hanzala, recém-casado, passou a noite com sua esposa. Ele saiu de casa no início da manhã e conversou com o Profeta em Uhud. Quando o Profeta organizou as fileiras para a batalha, ele se juntou aos Companheiros.
Hanzala, que demonstrou grande heroísmo no Dia de Uhud, atacou os politeístas com zelo como os outros companheiros. Ele os atacou com o desejo de ser um mártir. Ele os atacou com sua espada sem descansar. Ele lutou o dia todo atirando flechas e girando sua espada. Os politeístas começaram a fugir. Abu Sufyan, o comandante do exército dos politeístas, ficou sozinho. Quando Hanzala o viu, desembainhou a espada e cortou as patas de seu cavalo. Abu Sufyan caiu com seu cavalo. Abu Sufyan, que estava com muito medo, não sabia o que fazer. Ele começou a gritar o mais alto que pôde: “Ó Quraixitas! Eu sou Abu Sufyan! Hanzala vai me matar; salve-me!” Naquele momento, todos estavam ocupados em se salvar. Ninguém parecia dar ouvidos a ele. Enquanto Hanzala se preparava para atacá-lo, Shaddád Ibn Aswad aproximou-se dele por trás e atingiu Hanzala nas costas com sua lança. Hanzala queria bater nele, mas Shaddád o atingiu novamente e o martirizou.
Abu Sufyan, que organizou a expedição de Uhud para se vingar da Batalha de Badr, aceitou a morte de Hanzala em troca da morte de seu filho, Hanzala, na Batalha de Badr. Ele considerou que ele foi morto em troca do seu filho. Os politeístas começaram a cortar os órgãos dos mártires com o sentimento de vingança. O pai de Hanzala, Abu Amir, que era politeísta, evitou que seu cadáver fosse ferido.
Quando Hanzala foi martirizado, o Mensageiro de Allah disse sobre ele:
“Eu vi os anjos a lavarem Hanzala entre o céu e a terra com uma bandeja de prata com água da chuva.” Abu Usayd Said disse: “Fui ver Hanzala e vi a água da chuva caindo da sua cabeça. Voltei e disse ao Mensageiro de Allah sobre isso. O Mensageiro de Allah enviou alguém para sua esposa e perguntou a ela sobre isso. Sua esposa disse que Hanzala saiu de casa às pressas sem fazer ghussl para juntar-se com os muçulmanos em Uhud. Após este incidente, ele foi chamado de “Ghassilul Maláikah”, a pessoa que foi lavada pelos anjos. A tribo de Aws se orgulhava dele dizendo: “Hanzala, que foi lavado pelos anjos, é da nossa tribo.”
A esposa de Hanzala, Jamila, teve um sonho na noite do casamento. De manhã, ela chamou quatro membros da família de Hanzala e os fez testemunhas da realização de seu casamento com Hanzala. Ela disse que se tivesse um bebê, pertenceria a Hanzala. A testemunha perguntou: “Por que você achou isso necessário?” Jamila contou a eles sobre o sonho que teve. Ela disse: “Em meu sonho, eu vi o céu a abrir-se para Hanzala e a fechar-se novamente depois que ele entrou nele”. Seu sonho tornou-se realidade e Hanzala foi martirizado. Ela teve um filho chamado Abdullah. Esta criança era conhecida como Abdullah Ibn Hanzala, é o Abdullah que o povo de Madina prestou lealdade contra Yazid Ibn Muawiya. Ele foi martirizado durante o tempo de Yazid. (Assadul Ghábah, Siyar A’lám Nubalá, Alissábah fi tamyiz Sahába).
Que Allah سبحانه وتعالى nos conceda a morte no seu caminho.
هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
05 de Jumádal Úla de 1442
20 de Dezembro de 2020
Siga Mufti Ismail:
https://chat.whatsapp.com/Fu0fd5c4Owh3ZtZeUTIkCI
www.albalaagh.org
Al Balaagh – Mufti Ismail
Mufti Ismail
Hadith do Dia – Mufti Ismail
twitter.com/Mufti_albalaagh
www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200