P- Qual é o significado do nome Aasiyah? Quem foi Aasiyah?

jul 9, 2016 | Nomes e significado

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P- Qual é o significado do nome Aasiyah? Quem foi Aasiyah?

 R- O nome Aasiyah não tem origem árabe, é por esta razão que muitos desconhecem o significado real deste nome. Todavia, alguns linguísticos dizem que significa um “Pilar forte”, outros dizem uma “Mulher pensativa”. É bem possível que este nome tenha outros significados em línguas pré-árabes. Aasiyah é o nome da mulher do Faraó, Asiya bint Muzáhim, que viveu na era do Profeta Mussa عليه السلام  , conforme mencionado no Sahih Bukhári e no Sahih Musslim. Aasiyah foi uma mulher muito virtuosa. É permitido e desejável utilizar esse nome para as nossas filhas, pois, foi nome duma grande personalidade no Isslám.

AASIYAH – UMA NOBRE MULHER, UM EXEMPLO

Allah سبحانه وتعالى desejou que na casa de Fir’aun e no seio da sua própria família surgisse uma marca da verdade. Foi precisamente Ássiyah, sua esposa, que aceitou a verdade e trouxe a fé em Allah سبحانه وتعالى.
Ela adorava Allah سبحانه وتعالى às escondidas e mais tarde veio a ser salva por Ele das mãos do marido.
Allah سبحانه وتعالى apresentou-a como modelo para os crentes devido à sua coragem e firmeza na fé.
Ássiyah era filha de Mazáhim bin Ubaid bin Ar-Raiyán bin Al-Walid, este último que foi rei de Egito no tempo do profeta Yussuf  (José) عليه السلام . Ela foi esposa de Ramsés II, o Faraó tirano que tomou o poder no Egito em 1290 AC.

Apesar de ser um dever da esposa obedecer o seu marido, não há obediência à criatura em detrimento à submissão ao Criador. Aasiyah era uma mulher muito piedosa e acreditava na religião de Ibrahim, Issmail, Iss’háq, Yáqub e Yussuf عليهم السلام.
No seu tempo chamava-se Isst Nifrit, mas o Profeta Muhammad صلى الله عليه وسلم denominou-a por Ássiya, um nome próximo de Isst.

O Profeta صلى الله عليه وسلم disse:
“De entre os homens existem muitos que se aperfeiçoaram, mas nas mulheres, só Ássiyah, a esposa de Fir’aun, e Mariam bint Imrán (mãe de Jesus) é que se aperfeiçoaram”. (Bukhári).

E disse ainda:
“São quatro as melhores mulheres do mundo: Mariam bint Imrán, Aasiyah bint Mazáhim, Khadijah bint Khuwailid (primeira esposa de Muhammad صلى الله عليه وسلم) e Fátima bint Muhammad”.  (Musslim e Ahmad(

Aasiyah foi a mulher que intercedeu a favor do profeta Mussa (Moisés) quando este, ainda criança, foi descoberto numa caixa que surgiu no palácio real, a quem o Faraó pretendia matar.

A lição resumida que se tira da passagem de Aasiyah é de que a verdadeira crença é uma força insuperável e inabalável que pode existir no coração, independentemente dos transtornos que a pessoa possa vir a enfrentar e por mais que alguém tente erradicá-la pelo uso da força ou artimanhas, pois o coração onde reside a fé encontra-se diretamente ligado a Allah سبحانه وتعالى.
Com toda a força e domínio que tinha, o Faraó não conseguiu afastar a esposa da sua religião. Pelo contrário, o ódio que ele tinha sobre a mulher só a aproximou ainda mais de Allah سبحانه وتعالى, apesar do castigo e maus tratos perpetrados por ele. Quando chegou a altura da sua morte, ela pediu a Allah سبحانه وتعالى:
“Ó meu Senhor! Construa para mim uma casa próxima de Ti no Paraíso”.   (Surah Tahrim 66:11).

 Geralmente, este tipo de prece é feita quando a pessoa está próxima da morte e pressente a sua chegada. Ela acrescentou ainda:
“E livra-me de Fir’aun e de suas obras, e livra-me de um povo injusto”. (Surah Tahrim 66:11).

Allah سبحانه وتعالى apresenta a esposa do Faraó como um modelo para os crentes, homens e mulheres, mostrando que se estiverem bem guiados, nenhuma força poderá prejudica-los; e se estiverem firmes no caminho reto, ninguém poderá desviá-los, mesmo que estejam sozinhos e sem qualquer outro crente ao seu lado com o qual possam partilhar as suas dores ou esperanças.

Aasiyah viveu num palácio majestoso, junto dum homem cujo coração fora selado por Allah سبحانه وتعالى. Ela era de entre as pessoas mais próximas dele, pois era sua esposa e companheira; contudo, não se deixou influenciar pelas suas manhas, corrupção, palavras e práticas maldosas, e nem pelos seguidores que viviam ao redor do Faraó. Também não ficou iludida com a ornamentação do mundo à sua volta e muito menos com os prazeres passageiros.

É exemplo para toda a mulher que enfrenta um marido arrogante, corrupto, maldoso ou que desobedece às ordens e mandamentos de Allah سبحانه وتعالى, pois a fé traz a paciência sobre coisas que a pessoa detesta e dá forças para suportar tudo aquilo que ela possa enfrentar.

Infelizmente, hoje em dia vemos muita mulher muçulmana a abandonar a sua religião em troca de “casar” ou “viver maritalmente” com não muçulmanos, sabendo de antemão que isso é estritamente proibido no Isslam. Estas situações são bastante tristes e lamentáveis!

Por um lado está Aasiyah, que abdicou do seu marido juntamente com o palácio e toda aquela riqueza, para salvaguardar a sua crença e defender a religião; por outro lado estão as mulheres citadas no parágrafo anterior, que não conseguem abdicar dum simples homem, havendo tantos outros muçulmanos disponíveis. Será que esquecem de que um dia todos deixaremos este mundo e feliz será aquele que preparou a sua vida futura?

Aasiyah é ainda um grande exemplo de dedicação a um só Criador, sem temer ninguém mais para além d’Ele. Portanto, ela foi uma mulher admirável quer da sua como de todas outras eras, razão pela qual foi incluída de entre as quatro mulheres a quem Allah سبحانه وتعالى aperfeiçoou com a Sua graça. Toda mulher deveria tomar esta piedosa e sincera figura como um exemplo a seguir. (Sautul Isslám).

هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
18 de Rajab de 1437
25 de Abril de 2016