SAUM – EXERCÍCIOS NO MÊS DE RAMADHÁN

jan 22, 2025 | Jejum

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P – Um amigo pretende organizar uma campanha para promover o exercício e a boa forma durante o mês de Ramadhán, envolvendo vinte minutos de exercícios diários. Há algo errado com isso do ponto de vista islâmico? Exercícios podem invalidar o jejum?

الجواب حامدا ومصليا

R – A prática de exercícios não invalida o jejum. Portanto, não há problema em fazer exercícios por vinte minutos durante o mês de Ramadhán, desde que isso não tenha um impacto negativo no jejum, seja do ponto de vista físico ou espiritual. Além disso, aquele que se exercita no Ramadhán ou em qualquer outra ocasião deve fazê-lo com a intenção de agradar a Allah, cumprindo os direitos do corpo que lhe foi confiado, mantendo-se saudável para estar mais ativo na adoração a Allah. Porém, se os exercícios tiverem um impacto negativo sobre o corpo a ponto de prejudicar o cumprimento do jejum, o ato de se exercitar pode se tornar detestável (makruh), pois a preservação do jejum é prioritária.

A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO NO ISSLÁM

O exercício e a boa forma são amplamente encorajados no Islã. Diversos hadiths enfatizam a importância de cuidar do corpo e da saúde:

Sayyiduná Abdullah Ibn ‘Amr رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah ﷺ disse:

“De fato, o seu corpo tem um direito sobre você.” (Bukhári, Hadisse – 1975).

Sayyiduná Abdullah Ibn Abbás رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah ﷺ disse:

“Há duas bênçãos em que muitas pessoas são negligentes: a saúde e o tempo livre.” (Bukhári, Hadisse-6412).

Sayyiduná Abu Hurairah رضي الله عنه narra que o Mensageiro de Allah ﷺ disse:”O crente forte é melhor e mais amado por Allah do que o crente fraco.” (Musslim, Hadisse – 2664).

É recomendável que os exercícios durante o Ramadhán sejam feitos em horários que minimizem o risco de exaustão, como antes do suhur (refeição antes do jejum) ou após o iftar (refeição de quebra do jejum). Deve-se evitar exercícios intensos que possam levar à desidratação ou fadiga excessiva, especialmente durante o jejum.

O exercício físico é uma prática benéfica e encorajada, desde que seja feito com moderação e com a intenção de agradar a Allah. No entanto, o jejum e sua preservação devem ser priorizados, e qualquer prática que comprometa o jejum deve ser evitada.

هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
22 de Rajab de 1446
22 de Janeiro de 2025

Siga Mufti Ismail:
https://chat.whatsapp.com/CcBtmwjFWmYD2XwJMEthh9
www.albalaagh.org

Saum #Jejum #Adolescente #Ramadhán #Albalaagh #Muftiismail