Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso
P – É permitido manter em casa um gato de estimação (pet)? E se for um gato preto?
الجواب حامدًا ومصليًا
R – Sim, é permitido manter um gato de estimação, mesmo que seja preto. O gato não se enquadra na mesma categoria do cão quanto às regras de pureza.
Sayyiduná Abu Hurairah رضي الله عنه recebeu o apelido de “Abu Hurairah” (Pai da Gatinha) do Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم porque foi visto com uma gatinha que ele cuidava como animal de estimação. O próprio Abu Hurairah relatou:
“Eu encontrei alguns filhotes de uma gata e os coloquei na minha manga; por isso recebi esse apelido. (Siyar A‘lám an-Nubalá, 2/579).
“والمشهور عنه أنه كني بأولاد هرة برية. قال: وجدتها، فأخذتها في كمي؛ فكنيت بذلك.”
Essa passagem refere-se a Abu Hurairah رضي الله عنه e à origem de sua kunyah (título honorífico), que significa literalmente “Pai da Gatinha”.
Nota:
No Isslám, os gatos são considerados animais puros (ṭáhir). É permitido que entrem nas casas e até mesmo nos massájid. A água que eles bebem também é considerada pura, e não há problema em usá-la.
Sayyidatuná Kabshah bint Ka’b رضي الله عنها relatou que Abu Qatadah entrou em sua casa, e ela lhe serviu água para ablução. Uma gata veio e bebeu da água, e ele inclinou o recipiente para ela até que tivesse saciado sua sede.
Kabshah então disse: “Ele me olhou e perguntou: ‘Você está surpresa, ó minha sobrinha?’ Eu respondi: ‘Sim.’ Ele então disse: ‘O Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse: Ela (a gata) não é impura. Ela faz parte dos que circulam entre vocês (frequentemente), tanto homens quanto mulheres.” ( Tirmizi, Hadisse – 92).
Este Hadisse mostra claramente a permissibilidade do convívio com gatos. Indica que o gato é um animal limpo e que seu contato não anula a pureza ritual, pois vive naturalmente junto aos seres humanos.
O Profeta Muhammad صلى الله عليه وسلم permitiu e incentivou a boa convivência com gatos, demonstrando carinho por eles. Portanto, não há objeção em mantê-los em casa como animais de estimação, mesmo que sejam pretos.
هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
29 de Zhul Hijjah de 1435
23 de Outubro de 2014