P- Tornou-se num hábito das pessoas não degolarem seus animais e recomendarem outros para o fazerem. O que o Shari’ah diz acerca desta prática?

ago 24, 2016 | Qurbán

Em nome de Allah, o Compassivo e o Misericordioso

P- Tornou-se num hábito das pessoas não degolarem seus animais e recomendarem outros para o fazerem. O que o Shari’ah diz acerca desta prática?

R- É recomendável (Musstahab) que a pessoa degole o animal de Qurbáni com as suas próprias mãos.

Sayyiduná ‘Abdullah Bin ‘Abbásse رضى الله عنهما narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم degolou com suas próprias mãos dois carneiros chifrudos que possuíam a cor branca e marcas pretas. (Musslim 2\154).

Porém, se a pessoa não puder degolar, pelo menos que presencie. A prática do Qurbáni é um dos símbolos do Isslám, todos muçulmanos, homens e mulheres, devem participar e presenciar neste grande Sunnat. Ausência no Qurbáni contraria o espírito do Qurbáni.

Sayyiduná ‘Ali رضى لله عنه narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse à sua filha:
“Ó Fatimah! Vai presenciar (o degolamento) do teu Qurbáni, pois com a caída da primeira gota de sangue, todos seus pecados serão perdoados. E esse animal será apresentado no Dia do Juízo final juntamente com seu sangue e carne, setenta vezes mais pesado e colocado no teu prato da balança.”
Sayyiduná Abu Sa’id Khudri رضى لله عته ao ouvir essa grande virtude, perguntou:
“Ó Mensageiro de Allah! Será que essa virtude é só para a família de Muhammad ou é para todos os muçulmanos?”
Rassulullah صلى الله عليه وسلم respondeu: “É para todos.” (Attarguib Wattarhib 2\154).

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
01 de Zhul-Hijjah de 1430
18 de Novembro de 2009