P- Tenho uma filha a qual atribuí a ela o nome Sumeia. Agora pretendo registrar esta criança, mas não tenho certeza de como se escreve correctamente este nome, dado que existem alguns nomes próximos tais como: Sumeya, Sumaia ou Sumaya. Qual é a tradução e a forma correta de escrever este nome?

nov 8, 2016 | Nomes e significado

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P- Tenho uma filha a qual atribuí a ela o nome Sumeia. Agora pretendo registrar esta criança, mas não tenho certeza de como se escreve correctamente este nome, dado que existem alguns nomes próximos tais como: Sumeya, Sumaia ou Sumaya. Qual é a tradução e a forma correta de escrever este nome?

R- A forma correta de escrever é: Sumayyah – سُمَيَّة .
Tradução: Exaltada, Elevada, Glorificada, Sublima, Eminente.

SUMAYYAH – UM EXEMPLO ETERNO

Dentre os mais importantes exemplos de perseverança e amor pela fé , está Sayyidatuná Sumayyah Bint Khubbát رضى الله عنها, a mãe de Sayyiduná ‘Ammár Bin Yássir رضى لله عنه :
sua história é uma das mais famosas do Isslám, e é o exemplo do crente que dá pouco valor à vida terrena e se entrega ao sacrifício pela causa de Allah سبحانه وتعالى com a certeza que pertence exclusivamente àqueles cuja fé está bem consolidada em seu coração e conhecem Allah : سبحانه وتعالى quem é mais digno de confiança do que Allah سبحانه وتعالى ?

Nos primórdios do Isslám, em Makkah, Sayyidatuná Sumayyah رضى الله عنها, seu marido Yássir e seu filho ‘Ammár رضى الله عنهم, foram submetidos às mais terríveis torturas por parte dos Quraishitas. Eles eram expostos ao ar livre no deserto árabe no calor do meio-dia, e areia quente era jogada sobre eles, e eram apedrejados. Seu filho ‘Ammár, tentando evitar a morte, acabou cedendo, e dizendo as palavras que os idólatras desejavam, com o coração cheio de remorso. Concernente a tal episódio, como um consolo para ‘Ammár, Allah سبحانه وتعالى colocou uma ressalva no versículo referente à apostasia:
“Aquele que renegar Allah, depois de ter crido, salvo quem for compelido a isso, enquanto seu coração estiver na fé.” (Surah Nahl 16:106).

Mas, Sayyidatuná Sumayyah رضى الله عنها permaneceu firme, paciente, confiante na recompensa de Allah سبحانه وتعالى , recusando-se a ceder às pressões dos idólatras, até que Abu Jahl a trespassou com sua lança, matando-a, dando-lhe a insuperável honra de se tornar, a primeira mártir no Isslám: ela e seu marido Yássir foram os primeiros muçulmanos que morreram pela causa de Allah سبحانه وتعالى .

Sayyidatuná Sumayyah رضى الله عنها é um exemplo eterno de determinação e fé para homens e mulheres, escreveu com seu sangue seu lugar na história, e conquistou a posição de honra que todos nós almejamos. Allah سبحانه وتعالى honrou todas as mulheres através de Sayyidatuná Sumayyah رضى الله عنها, quando a escolheu como mártir, e deu um recado a todas as mulheres desta Ummah: firmeza e determinação são prescritas para todos, homens e mulheres igualmente, assim como a ambos são dadas oportunidades para que atinjam a glória suprema, as melhores recompensas estão reservadas para os mais meritórios, sejam homens ou mulheres. (www.religiãodeDeus, Siyar A’lám Nubalá, Al Issábah).

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
24 de Ramadhán de 1427
16 de Outubro de 2006

Siga Mufti Ismail:

www.albalaagh.org
facebook.com/albalaagh.Moz
facebook.com/mufti.ismail.56
facebook.com/hadith.mufti
twitter.com/Mufti_albalaagh
www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200