P- É permitido jejuar no dia 10 de Muharram e transferir as recompensas (Issál Sawáb) para Sayyiduná Hussain? Existe alguma virtude nessa prática?

set 28, 2017 | Jejum

Em nome de Allah, o Compassivo, Misericordioso

P- É permitido jejuar no dia 10 de Muharram e transferir as recompensas (Issál Sawáb) para Sayyiduná Hussain? Existe alguma virtude nessa prática?

R- O dia 10 de Muharram não tem nenhuma ligação com o martírio de Sayyiduná Husain رضى الله عنه. Sem dúvidas, o martírio de Sayyiduná Husain رضى الله عنه foi, um dos eventos mais trágicos que ocorreu na história do Isslám. Contudo, apesar de tudo isso, a ocasião de ‘Ashura (10 de Muharram) e suas virtudes não estão associadas ao martírio de Sayyiduná Hussain رضى الله عنه . Ao contrário, o dia de ‘Ashura ganhou suas virtudes e auspiciosidade muito antes do nascimento de Sayyiduná Husain رضى الله عنه. Por conseguinte, não é permitido jejuar com essa intenção. O dia de ‘Ashura está associado a libertação do povo de Sayyiduná Mussa عليه السلام das garras do Fir’aun.

Sayyiduná ‘Abdullah Ibn ‘Abbásse رضى الله عنهما narra que quando Profeta de Allah صلى الله عليه وسلم chegou a Madinah, encontrou os judeus a jejuarem no dia de ‘Ashura, ao que perguntou: “Qual o significado deste dia do qual vós jejuais”?
Responderam: “Este é o dia em que Allah libertou o profeta Mussa عليه السلام e seus seguidores e afogou Fir’aun e seu exército”; (então) Mussa عليه السلام jejuou neste dia como forma de agradecimento. Assim, nós também jejuamos neste dia.
O Profeta صلى الله عليه وسلم disse: “Nós temos mais direito sobre Mussa عليه السلام do que vós e somos mais próximos dele do que vós”. Então, o Profeta صلى الله عليه وسلم jejuou neste dia e ordenou aos Sahábah رضى الله عنهم que fizessem o mesmo. (Musslim).

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira

Siga Mufti Ismail: