P- Este ano não pretendo comprar o animal de Qurbáni. É permitido dar o dinheiro do animal de Qurbáni aos pobres? É válido?

jul 9, 2020 | Qurbán

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P- Este ano não pretendo comprar o animal de Qurbáni. É permitido dar o dinheiro do animal de Qurbáni aos pobres? É válido?

R- Não, não é permitido ceder o valor do animal de Qurbáni aos pobres. Todo muçulmano que tiver em sua posse o Nissáb de Zacát, nos três dias de Qurbáni (10, 11 ou 12 de Zhul-Hijjah), é suficiente para o Qurbáni tornar-se obrigatório, pois o Qurbáni não é remível em dinheiro.

Infelizmente, quando as nossas mentes tornam-se absolutamente orientadas comercialmente, então nós queremos ver os nossos atos de adoração em termos monetários. Portanto, se algo contradizer os nossos princípios económicos e lógicos, nós tentamos refutá-los, independentemente de isso ser parte da religião ou não. O nosso “senso económico” toma a prioridade e colocamos de lado as ordens de Allah سبحانه وتعالى e os ensinamentos do Profeta صلى الله عليه وسلم.

Portanto, se alguém pagar em dinheiro ao invés de fazer o Qurbáni, o distribui aos pobres, nunca poderá adquirir o objetivo do Qurbáni, pois para se adquirir o objetivo do Qurbáni tem que se pegar num animal e degolá-lo.

Allah سبحانه وتعالى diz no Qur’án:
“Sua carne e seu sangue jamais chegará a Allah, mas chega-o a piedade de vossa parte (resultante da prática do Qurbáni).” (Surah Al-Hajj 22:37).

Sayyidatuná ‘Aishah رضي الله عنها narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
“A ação mais querida perante Allah no dia de sacrifício (‘Idul-Ad-há) é o derrame de sangue. No Dia da Ressurreição, o animal de Qurbáni virá com os seus chifres, pelos e cascos, isto é, tudo isso será colocado no prato da balança e a pessoa receberá recompensa de tudo isso. E antes de o sangue do animal de Qurbáni cair para o chão já tem o grau de aceitação junto a Allah, portanto cumpri o ritual do Qurbáni com todo agrado e gosto”. (Tirmizi 1\275).

A Shari’ah tornou obrigatório o Qurbáni sobre a pessoa que tem meios para degolar um animal, portanto, ele não será absolvido da sua obrigação ao dar o dinheiro no lugar de Qurbáni. No tempo do Profeta صلى الله عليه وسلم havia muitos pobres, mas ele صلى الله عليه وسلم nunca disse a alguém para omitir o Qurbáni e dar o dinheiro equivalente aos pobres. Pelo contrário, o Profeta صلى الله عليه وسلم disse-lhes para fazer o Qurbáni e a seguir instruiu-lhes a darem uma porção da carne aos pobres.

Sayyidatuná Salma Bint Akwa رضي الله عنها narra que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
“Quem de entre vós fez o Qurbáni, não deve deixar nenhuma parte do animal na sua casa depois de três dias.” No ano seguinte, os companheiros do Profeta perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah! Devemos fazer o mesmo como fizemos no ano passado?” O Profeta de Allah respondeu: “Comei, alimentai os outros e até podeis armazenar a carne. No ano passado as pessoas estavam em dificuldades, e eu quis que vocês os ajudassem (por isso disse-vos para distribuírem a carne dentro de três dias).”

O Qurbáni tem muitos benefícios espirituais, monetários, económicos, morais e sociais. No dia de Ide, se alguém gastar milhões em caridade, mas não fazer o Qurbáni, e alguém com apenas algum dinheiro, fizer só o Qurbáni, a recompensa deste será superior à daquele que gastou milhões em caridade.

Que Allah سبحانه وتعالى aceita o nosso sacrifício.

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira

Siga Mufti Ismail:
https://chat.whatsapp.com/EpuEv7HpA8x4OSgUCk5i3k
www.albalaagh.org
Al Balaagh – Mufti Ismail
Mufti Ismail
Hadith do Dia – Mufti Ismail
twitter.com/Mufti_albalaagh
www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200

#Qurbáni #Sacrifício #Valormonetário #Adoração