Em nome de Allah, o Compassivo e o Misericordioso
P- É necessário pedir permissão a primeira esposa caso o marido pretenda realizar o segundo matrimónio?
R- Não, não é necessário pedir permissão a primeira esposa, pois o consentimento da esposa não é uma pré-condição para a validade do segundo Nicáh. (Fatáwa Dar ‘Ulum 7\51).
Porém, é desejável e faz parte da cortesia por parte do marido informar a primeira esposa que irá contrair o segundo matrimónio, pois, após a realização do segundo Nicáh é obrigatório ao marido manter a igualdade e a justeza entre as duas mulheres (i.e. na provisão e na dormida). Portanto, para evitar problemas e desentendimentos no futuro, o marido deve inforamar a sua primeira esposa acerca das suas intenções.
De salientar que, se o homem recear que não terá capacidades de manter justiça e igualdade entre as esposas ou capacidades financeiras para suportá-las, então deverá manter uma só esposa.
O segundo matrimónio não deve ser realizado duma forma secreta como tornou-se habitual nas nossas comunidades. A segunda esposa deve ter os mesmos direitos que a primeira, pois utilizar a segunda como um objecto sexual é totalmente proibido (Harám). (Durrul Mukhtár 3\202).
Allah سبحانه وتعالى diz:
“E não vos inclineis totalmente para uma delas deixando a outra suspensa como se estivesse abandonada”. (Surah Nissá 4:129).
O Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
“O homem que se casa com mais de uma mulher e não as trata por igual, isto é, com justiça, será ressuscitado com metade das suas faculdades paralisadas”. (Bukhári).
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
Siga Mufti Ismail:
www.albalaagh.org
facebook.com/albalaagh.Moz
facebook.com/mufti.ismail.56
facebook.com/hadith.mufti
twitter.com/Mufti_albalaagh
www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200