Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso
P- Se uma mulher está com Isstihádhah (Sangramento vaginal), e o sangue estiver a fluir, neste caso poderá ela efetuar o salát?
الجواب حامدا ومصليا
R- O escorrimento de sangue no estado de Isstihádhah (Sangramento vaginal) consiste em dois diferentes aspetos que deve-se levar em consideração:
1- Sangramento contínuo, isto é, o sangue sai continuamente durante o período inteiro de um Salát obrigatório sem interrupção, não cessa nem por um momento que permita uma mulher realizar seu wudhu e observar o Salát. Neste caso, a mulher será considerada como Ma’zurah (desculpada pela Shari’ah por motivo de doença.) por estar a sangrar continuamente e não ter um tempo suficiente capaz de completar o wudhu e salát sem que quebre. Todavia, neste caso ela poderá efetuar os salátes normalmente, e o wudhu quebrar-se-á ao término do período de cada salát, isto é, cada vez que termina o período de um Salát obrigatório, o Wudhu também termina, necessitando assim de fazer um novo Wudhu para a realização do próximo Salát obrigatório.
2- Sangramento interrompido, isto é, o sangue sai por algum tempo e interrompe pela maior parte do tempo, em outras palavras, a mulher tem o tempo necessário para fazer wudhu e realizar os respetivos salátes. Neste caso, é muito simples, a mulher poderá efetuar facilmente seus salátes no momento em que não há qualquer escorrimento de sangue. (Raddul Muhtár 1\305, Bahr 1\217).
هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
30 de Zhul Qa’dah de 1426
01 de Janeiro de 2006
Siga Mufti Ismail:
https://chat.whatsapp.com/5L8C0LH7Fm6DFBWsh202K6
www.albalaagh.org
https://facebook.com/albalaagh.Moz
https://facebook.com/mufti.ismail.56
https://facebook.com/hadith.mufti
http://twitter.com/Mufti_albalaagh
https://www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200