P- Sou uma jovem e tenho dinheiro suficiente para realizar o Hajj (Peregrinação), porém, não tenho nenhum Mahram para viajar comigo. Nesse caso, o Hajj continua obrigatório?

jul 21, 2016 | Hajj

Em nome de Allah, o Compassivo e o Misericordioso

P- Sou uma jovem e tenho dinheiro suficiente para realizar o Hajj (Peregrinação), porém, não tenho nenhum Mahram para viajar comigo. Nesse caso, o Hajj continua obrigatório?

R- O Hajj não é obrigatório. Uma das condições para uma mulher viajar a fim de cumprir com o Hajj é a presença dum Mahram (i.e. a pessoa com quem o matrimónio não é permissível). Se uma mulher não tem nenhum Mahram para acompanhá-la, então, o Hajj não é obrigatório. Por conseguinte, se durante toda a vida, a mulher não encontrar nenhum Mahram, não será considerada como pecadora se ela não realizar o Hajj. Contudo, é obrigatório a tal mulher mencionar no seu testamento que, após a sua morte, um homem seja enviado para efetuar Hajj em seu nome. Esta responsabilidade recairá sobre os herdeiros, desde que seja possível custear as despesas de Hajj a partir de um terço dos bens deixado pela falecida. (Mua’llimul Hujjáj Pág. 82, Ahssanul Fatáwa 4\532).

Sayyiduná Ibn ‘Abbáss رضى الله عنهما narra que Rassululláh صلى الله عليه وسلم disse:
“Um homem não pode estar sozinho com uma mulher exceto no caso em que ela esteja acompanhada dum Mahram, e uma mulher não pode viajar (sozinha) exceto no caso em que ela esteja acompanhada dum Mahram”.
Um homem disse: “Ó Mensageiro de Allah, certamente minha mulher saiu para efetuar a peregrinação, e eu fui alistado numa expedição assim e assim?”.
Rassululláh صلى الله عليه وسلم afirmou: “Vá e efetue o Hajj com a sua esposa”. (Musslim 1\434).

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
21 de Zhul Qa’dah de 1436
06 de Setembro de 2015