P- Quais são as virtudes de efetuar o Hajj?

jul 23, 2016 | Hajj

Em nome de Allah, o Compassivo e o Misericordioso

P- Quais são as virtudes de efetuar o Hajj?

R- O Hajj é uma das melhores adorações (‘Ibádah). Eis aqui algumas virtudes em efetuar o Hajj:

Sayyiduná Abu Hurairah رضى الله عنه narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم foi uma vez perguntado: “Qual ação é a melhor de todas?” Ele respondeu: “Crer em Allah e no Seu Mensageiro.” Foi-lhe perguntado mais: “E o que vem depois?” Ele disse: “Combater pela causa de Allah (Jihád).” Foi-lhe perguntado ainda: “E depois disso?” Ele respondeu: “O Hajj Mabrur”. (Bukhári).

NOTA: O Hajj Mabrur é o Hajj imaculado, integralmente cumprido, sem qualquer transgressão às suas regras e sem qualquer pecado.

Sayyiduná Hassan رضى الله عنه diz que o sinal dum Hajj Mabrur é a ansiedade pela vida futura e o desinteresse pelo mundo, que o peregrino sente quando regressa à casa. Outro dos sinais de um Hajj Mabrur, é a melhoria do comportamento do peregrino, após regressar à sua casa.

Sayyiduná Abu Hurairah رضى الله عنه narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“Quem cumpre a peregrinação, e, durante a mesma, se abstiver do sexo fisicamente ou mesmo de palavras relacionadas a intimidade sexual e não cometer pecados, retornará (da peregrinação) devidamente purificado, sem nenhum pecado, como no dia em que a mãe o pariu.” (Bukhári).

Sayyiduná Abu Hurairah رضى الله عنه narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“Quem fizer Hajj para Allah (com sinceridade), afastando-se das conversas lascivas e dos pecados, regressará à casa purificado de todos os pecados, puro como no dia em que a sua mãe o pariu.” (Bukhári).

Sayyiduná Abu Hurairah رضى الله عنه narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“No cumprimento de um ‘Umrah para o outro verifica-se a expiação dos pecados cometidos entre um e outro. E o Hajj Mabrur não tem outra recompensa senão o Paraíso.” (Bukhári).

Sayyiduná Abu ‘Aishah رضى الله عنها narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“Em nenhum outro dia, Allah livra tantos servos do inferno como no dia de ‘Arafah (9 de Zhul Hijjah).” (Musslim).

Sayyiduná Abdullah Ibn Mass’ud رضى الله عنه narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“Continuem a fazer o Hajj e a ‘Umrah, visto que estas eliminam a pobreza e o pecado, precisamente como os foles eliminam as impurezas do ferro, do ouro e da prata”. (Tirmizi).

Sayyiduná Abdullah Ibn ‘Umar رضى الله عنهما narra que Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“Aquele que luta por amor a Allah e o peregrino que vai a Hajj ou ‘Umrah são todos convidados de Allah. Ele chamou-os e eles responderam; eles pedem-Lhe, e Ele dar-lhes-á”. (Sunan Ibn Májah).

Que Allah nos leve à sua casa e aceite o nosso Hajj. Amin

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
18 de Shawwál de 1437
23 de Julho de 2016