HERANÇA-BENS DESCOBERTOS APÓS ANOS DO FALECIMENTO

dez 22, 2024 | Herança

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso

P- Meu pai faleceu há dois anos, e, recentemente, encontramos um recipiente com dinheiro entre seus pertences. O que devemos fazer com este valor? Devemos doá-lo como caridade?

الجواب حامدا ومصليا

R- O recipiente com dinheiro encontrado entre os pertences de seu falecido pai é uma clara evidência de que os fundos pertenciam a ele, pois estavam sob sua posse. Como ninguém reivindicou esses fundos desde o falecimento, eles devem ser tratados como parte de sua herança.

Conforme estipulado pela Shari’iah, esse valor deve ser distribuído entre os herdeiros legítimos do falecido, de acordo com as porcentagens prescritas no Qur’án.

Adicionalmente, qualquer valor encontrado posteriormente ou fundos recuperados após a morte do falecido (como dívidas pagas ou bens localizados, mesmo anos depois), também fazem parte da herança. Esses valores devem ser igualmente distribuídos entre os herdeiros de acordo com as leis islâmicas de sucessão, sem nenhuma alteração ou desvio.

Caso os herdeiros, com o consentimento de todos os beneficiários, decidam doar parte ou a totalidade do valor como caridade em nome do falecido, isso é permitido e considerado um ato voluntário louvável. No entanto, é essencial que essa decisão seja unânime entre os herdeiros, pois o princípio fundamental é respeitar as leis de herança estabelecidas no Qur’án. (Surah Nissá 4:11).

هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
14 de Jumádal Úla de 1446
16 de Novembro de 2024

Siga Mufti Ismail:
www.albalaagh.org

Herança #Divisão #Herdeiros #Qurán #Albalaagh #Muftiismail