Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso
P – Atualmente, ao realizar a ‘Umrah, só é permitido fazer o Tawáf no Matáf (o piso térreo ao redor da Ka‘bah) se a pessoa estiver em estado de Ihrám. Quem não estiver em Ihrám é orientado a fazer o Tawáf no piso superior. No entanto, muitos vestem o Ihrám apenas com o objetivo de acessar o Matáf e realizar o Tawáf ali. Essa prática é permitida?
الجواب حامدًا ومصليًا
R- Não, não é permitido que um crente adote esse tipo de estratégia para enganar a administração do Haramain. A honestidade e a veracidade são princípios fundamentais e essenciais no Isslám, possuindo grande valor aos olhos de Allah ﷻ.
Allah ﷻ diz no Qur’án:
“Ó vós que credes! Temei a Allah e permanecei com os verazes.” (Surah Taubah, 9:119)
Sayyiduná ‘Abdullah ibn Mass‘ud, رضي الله عنه, narra que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse:
“Adotem a verdade, pois a verdade leva ao bem, e o bem leva ao Paraíso. E o homem continuará dizendo a verdade e se esforçando para ser verdadeiro até que será registrado por Allah como um homem muito sincero. E evitem a mentira, pois a mentira leva ao pecado, e o pecado leva ao Inferno. E o homem continuará mentindo e se esforçando para mentir até que será registrado por Allah como um grande mentiroso.” (Bukhári, Hadisse- 6094)
De fato, a honestidade é uma virtude e uma marca distintiva do verdadeiro crente. Guiado pela veracidade, o indivíduo é conduzido à prática de ações sinceras e virtuosas. A mentira, por sua vez, é uma característica repreensível, típica dos hipócritas, e além de contrariar os princípios da integridade, leva ao caminho do mal e do pecado.
Quando um homem mantém firmemente a verdade em suas palavras e ações, isso passa a fazer parte do seu caráter, sendo reconhecido como sincero até mesmo perante o tribunal divino de Allah ﷻ. A firmeza no compromisso com a honestidade não apenas molda a personalidade do indivíduo, como também o alinha com o caminho do agrado de Allah ﷻ, levando-o, enfim, ao Paraíso. Por outro lado, quem recorre habitualmente à mentira acaba adotando o engano como segunda natureza — e, infelizmente, isso o afasta da aceitação junto a Allah ﷻ e o conduz à severa punição do Inferno.
Se a administração do Haramain restringe o acesso ao Matáf somente àqueles que estão em estado de Ihrám, então respeitar essa norma faz parte do cumprimento das regras organizacionais que visam a ordem e a segurança do local sagrado.
Ora, considerando que, pelo sistema vigente, os indivíduos não estão completamente impedidos de realizar o Tawáf, mas apenas direcionados a fazê-lo a partir de um local alternativo — como o piso superior —, embora isso demande mais tempo em comparação com o Tawáf no Matáf, oferece também uma oportunidade para se engajar em mais ‘ibádah: recitar súplicas (duá), fazer lembranças (azcár), contemplar a Ka‘bah por mais tempo etc.
Portanto, vestir o Ihrám apenas com a intenção de acessar o Matáf é um comportamento enganoso. Como foi explicado anteriormente, agir de forma enganosa não condiz com o caráter de um verdadeiro crente, pois o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse:
“Quem engana, não é dos nossos.” (Musslim, Hadisse-102)
Além disso, devemos sempre suplicar com sinceridade a Allah ﷻ que nos conceda o privilégio de acesso livre e irrestrito aos Haramain e à Raudatul Jannah.
Suplicamos a Allah ﷻ, rogando que nos conceda facilidade e bem-estar (‘Áfiyah) para visitarmos repetidamente os Haramain, honrando como merecem essas terras sagradas e tornando-nos recipientes das bênçãos contínuas que nelas descem. (Daarul Ifta – Azaadville).
هذا ما تبين لى والله أعلم بالصواب
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
19 de Shawwál de 1446
17 de Abril de 2025
📌 Siga Mufti Ismail:
🔹https://chat.whatsapp.com/DNAesxVy3ZxBo042DcnwKr
🔹 www.albalaagh.org