Em nome de Allah, o Compassivo e o Misericordioso
P- O que é Ihrám?
R- Em primeira instância, Ihrám significa tornar algo proibido. O antónimo de Ihrám é Ihlál, isto é, tornar algo lícito. Ihrám é um estado de atuação instituído que se assume e, em que certas práticas que, em situação normal, são plenamente Halál, passam a ser rigorosamente Harám. Aquele que vai fazer Hajj ou Umrah, quando faz a intenção de Ihrám, assume todas as regras daquele regime de atuação caraterizada por fortes restrições na liberdade normal de cada um. Uma das regras do Ihrám é trocar o vestuário normal pelo traje normal de Hajj e ‘Umrah. Todavia, este traje também é denominado por Ihrám, ou seja, é o nome do traje vestido pelo peregrino, pois esse traje simboliza a intenção de quem assumiu as regras do Ihrám.
O Ihrám, como vestuário, é composto apenas por duas simples peças de tecido liso e branco, sem fantasias nenhumas, servindo uma para cobrir a metade superior do corpo e outra a inferior, isto para os homens. A peça usada na parte superior do corpo é conhecida “Ridá” e a da parte inferior, portanto da cintura para baixo, até um pouco acima do tornozelo, é conhecida por “Izár”. Todavia, não é permitido ao Muhrim (a pessoa que está no Ihrám) usar roupas cosidas, cobrir a sua cabeça ou as suas mãos. E, se usar algum calçado, este não deve cobrir os ossos centrais da parte de cima do pé (área dos atacadores dos sapatos).
Para as mulheres, elas deverão vestir-se normalmente a maneira Isslámica, cobrindo o corpo todo e modestamente. As suas faces e as suas mãos podem permanecer destapadas. Torna-se Wájib (Obrigatório) cobrir a face caso elas recearem alguma tentação (Fitnah). Assim, devem adotar um meio para que a rede ou o pano do véu não toque na face. (Umrah Haj Ziyárat Pág. 102, 109).
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
19 de Zhul Qa’dah de 1437
22 de Agosto de 2016