Em nome de Allah, o Compassivo e o Misericordioso
P- Quais as ações que deverão ser realizadas no segundo dia de Hajj?
R- O segundo dia de Hajj, 9 de Zhul-Hijjah, é denominado por Yaumu ‘Arafah. O Salát de Fajr será celebrado em Miná e, depois do nascimento do sol, os peregrinos deverão seguir para o campo de ‘Arafah, com muita humildade e o máximo de respeito. Pelo caminho, os peregrinos deverão repetir o Talbiyah enquanto puder, pois o Talbiyah é considerado o melhor Zicr no estado de Ihrám.
‘Arafah está situado aproximadamente a 9,5km de Miná. De Miná, quem desejar, pode tomar qualquer meio de transporte ou mesmo ir à pé, o que é melhor para quem consegue.
No ‘Arafah pode se acampar onde o peregrino desejar, excepto no Batn ‘Urnah, este é um vale situado a Oeste de Massjid Namirah. Batn ‘Urnah não é considerado porção de ‘Arafah, pois Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“Todo o campo de ‘Arafah é um lugar de permanência (Mauquif), exceto o Batn ‘Urnah”. (Muwatta Imám Málic).
Actualmente, para a conveniência dos peregrinos, os limites de ‘Arafah estão demarcados pelo governo Saudita. Contudo, o melhor lugar para se acampar em ‘Arafah é próximo de Jabalur Rahmáh.
Depois de acampar no campo de Arafah, os peregrinos deverão ocuparem-se com o Talbiyah, pedido de perdão, recitação de Qur’án, Duá, Zicr até ao tempo de Zawál (Passagem do sol pelo meridiano). O tempo de Wuquf (permanência) inicia imediatamente após o Zawál, no dia 9 de Zhul-Hijjah e termina ao pôr do sol do mesmo dia. Todavia, é obrigatório (Wájib) aos peregrinos permanecem no campo de Arafah até ao pôr do sol. Nenhum peregrino deve sair dos limites de Arafah antes do pôr do sol.
No Arafah, os peregrinos irão efetuar o Salát de Zuhr e Assr, ou seja, irão juntar duas orações no tempo de Zuhr. A junção dos Salátes Zuhr e Assr no Arafah está condicionada aos seguintes fatores:
1- Estar no estado de Ihrám no Hajj.
2- Estar presente no campo de Arafah, no dia 9 de Zhul-Hijjah.
3- Realizar o Zuhr e Assr com o Imám designado no Massjid Namirah ou com o seu substituto, ou seja, fazer em congregação.
4- Realizar Zuhr antes de Assr.
Portanto, se uma destas condições for inexistente, então, não será permitido juntar o Zuhr e Assr.
Se alguém por motivo da grande multidão ou por estar longe do Massjid, ou por qualquer outro motivo não puder ir fazer os dois Salátes, o Zuhr e Assr, com o Imám designado no Massjid Namirah, então pode fazê-los na sua tenda. Todavia, nesse caso, não lhe é permitido a junção de Zuhr e Assr assim como se faz no Massjid Namirah. Por conseguinte, cada Salát será feito no seu respectivo tempo, Zuhr na hora de Zuhr e Assr na hora de Assr, assim como é feito normalmente.
Depois do pôr do sol, imediatamente, os peregrinos deverão seguir para Muzdalifah. Muzdalifah está situado a uns 5km na direção Leste de Arafah. Em Muzdalifah, os peregrinos poderão acampar onde achar conveniente excepto Wádi Muhassar, pois Rassulullah صلى الله عليه وسلم disse:
“E Muzdalifah todo é um lugar de permanência (Mauquif) excepto o Wádi Muhassar.” (Muwattá Imám Málic).
Em Muzdalifah, será feito o Salát de Maghrib e Ishá na hora de Ishá, com um Azán, um Iqámah, sem a realização do Khutbah. Primeiro, será feito Salát de Maghrib e depois o Salát de Ishá. Contudo, não é necessário, nem é condição que os dois Salátes sejam realizados em congregação. Se alguém, por qualquer motivo, os fizer individualmente, terá que juntar os dois Salátes.
Após a realização do Salát de Maghrib e Ishá, é Sunnat Muakkadah permanecer em Mudalifah até Subh Sádiq (nascimento da aurora). O tempo obrigatório (Wájib) de permanência em Muzdalifah começa a partir de Subh Sádiq e termina ao nascimento do sol. (Muallimul Hujjáj Pág. 150,157, Umrah Haj Ziyárat Pág. 175).
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira
29 de Zhul-Qa’dah de 1437
02 de Setembro de 2016
Siga Mufti Ismail:
www.albalaagh.org
facebook.com/albalaagh.Moz
facebook.com/mufti.ismail.56
facebook.com/hadith.mufti
twitter.com/Mufti_albalaagh
www.instagram.com/mufti.ismail/
WhatsApp: +258823886200