P- É permitido um muçulmano comercializar na hora do Salát de Jumu’ah?

nov 12, 2016 | Comércio

Em nome de Allah, o Compassivo e o Misericordioso

P- É permitido um muçulmano comercializar na hora do Salát de Jumu’ah?

R- No momento de Salát de Jumu’ah, isto é, após o primeiro Azán (chamamento) até o término do Salát de Jumu’ah não é permitido um muçulmano estar envolvido em qualquer tipo de actividade comercial, empresarial ou qualquer outro tipo de trabalho. (Raddul Muhtár 5\105, 106, Bahr 2\156, Ahssanul Fatáwa 4\124, Kifáyatul Mufti 3\285).

Allah سبحانه وتعالى diz no Qur’án:
“Ó crentes! Quando for feito o chamamento (Azán) para o salát no dia de Jumu’ah (sexta-feira), ide depressa para a recordação de Allah (Khutbah), e deixai o negócio (e todas outras coisas). Isto é melhor para vós, se soubésseis! E quando o salát acabar, dispersai-vos pela terra e procurai a graça de Allah. E lembrai-vos muito de Allah para que prospereis”. (Surah Jumu’ah 62: 9,10).

Todavia, os crentes devem ter fé, convicção e confiança de que tudo que foi destinado a ele, certamente chega-lo-á, e com o espírito de unidade e reverência, deverá participar inteiramente nos procedimentos do Salát de Jumu’ah, de tal modo que a sua mente, seu coração estejam totalmente focalizados nas orações, e nada lhe puxe para o comércio.

Mais adiante, os crentes devem levar em consideração e ponderação de que após a proibição de comerciar Allah Ta’ala diz:
“Isto é melhor para vós, se soubésseis!”. (Surah Jumu’ah 62: 9).

Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá – Beira
23 de Sha’bán de 1427
18 de Setembro de 2006

Siga Mufti Ismail: